O Laboratório




Apresentação

O projeto "LabCom Móvel - Estudos e Práticas de Comunicação Pública da Ciência na Amazônia" propõe a instituição do diálogo entre a ciência e a sociedade, entre um museu/instituto de pesquisa e a Universidade Federal do Pará – UFPA, entre cientistas e comunicadores, entre municípios, mídias diversas (rádio, web e impressos) e habilitações do campo da comunicação social (jornalismo,  publicidade e multimídia).
Queremos convergir conhecimentos, habilidades, tradições, esforços, interesses e ferramentas para comunicar o conhecimento científico sobre a Amazônia, estimulando a formação de redes de apropriação e uso da informação científica gerada no âmbito de programas e projetos de pesquisa. Iniciativa que se faz oportuna considerando o desafio, para o Brasil e para o mundo de gerar conhecimento e conservar a sociobiodiversidade amazônica.
O LabCom Móvel iniciou suas atividades em setembro de 2009, sendo aprovado pelo Edital MCT/CNPq nº42/2007 - Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia. (processo nº 551952/2008-3) É coordenado pelo Serviço de Comunicação do Museu Paraense Emílio Goeldi (SCS - MPEG), e financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.

Linhas de Ação

• Mídias locativas aplicadas à divulgação científica sobre a Amazônia.
• Produção de conteúdos destinados à web (como blogs, sites, notícias, gifs e videoblogs), rádio, celulares, além de murais, folhetos, postais, banners, vídeos de bolso e publicações digitais.
• Elaboração e desenvolvimento de metodologias inovadoras voltadas para a comunicação pública da ciência e aplicação de processos de avaliação.

Temáticas
 
• Biodiversidade, estudos costeiros, diversidade cultural, conservação ambiental e mudanças climáticas, personagens da ciência, coleções científicas, fauna e flora regional, espécies ameaçadas de extinção, paisagens amazônicas, experiências de conservação, boas práticas para o uso sustentável da terra, fenômenos climáticos, etc.