Eventos

Cobertura de eventos pela equipe do LabCom Móvel.

Museu Goeldi na Feira Internacional de C&T
Os visitantes da Feira Internacional de Ciência e Tecnologia da Amazônia poderão conhecer alguns dos projetos do Museu Paraense Emílio Goeldi que resultaram em políticas públicas. No estande da instituição será destacado a colaboração aos programas Extinção Zero; Um Bilhão de Árvores para a Amazônia; Centro de Documentação de Línguas Indígenas da Amazônia e Força-Tarefa de Proteção da Zona Costeira, além de apresentar a futuras colaborações do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia.



Museu Goeldi faz 144 anos e comemora com visitantes
Para comemorar os 144 anos da instituição de pesquisa mais antiga da Amazônia, muitas foram as atividades programadas para a população de Belém participar da festa junto com o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). Com apresentações culturais, Festival de Gastronomia, Mostra de vídeo, entre muitas outras atividades, o Museu abre as portas para comemorar o aniversário.
Entre 5 e 8 de outubro, já acontece a programação "Museu Goeldi de Portas Abertas: Trocando experiências no Parque Zoobotânico", organizada pelo Núcleo de Visitadas Orientadas ao Parque do Goeldi (Nuvop), que também prepara o "Museu Goeldi de Portas Abertas: interagindo com a comunidade" a ser realizado dia 22 de outubro.



Museu Goeldi inaugura exposição sobre etnia Kayapó
A Exposição “Kayapó, Mebêngôkre nhõ pyka” abre as portas da aldeia ao povo não indígena com o objetivo de promover a cultura do povo Kayapó, conservar a biodiversidade do mundo, por meio dos conhecimentos tradicionais dos povos indígenas, e orientar a sociedade a ter um outro olhar sobre essa manifestação cultural.
A idéia da exposição Kayapó, Mebêngôkre nhõ pyka realizada pelo Museu Goeldi em comemoração a Semana dos Povos Indígenas 2010, nasceu há sete anos, quando o cacique Kaikuare da aldeia de Moikarakô contava sobre a sua preocupação em mostrar à população que muitas vezes o que sai nos jornais ou livros sobre eles não têm ligação com a realidade da aldeia, notou-se que era hora de levar ao conhecimento de todos um relato contado pelos Kayapós. A exposição é um dos vários resultados da colaboração e cooperação entre indígenas, pesquisadores, o IRD e o Museu Goeldi, que lançaram uma primeira versão do trabalho no Museu Histórico Estado Pará (MHEP) em 2009 durante o Ano da França no Brasil.
As visitas serão marcadas para as terças e quintas-feiras até o encerramento da Exposição, que acontece em agosto. Para mais informações entrar em contato com o Nuvop pelo telefone: (91) 3259-6588



Seminário Ecomuseus
 O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) realiza o seminário Ecomuseus e Museus Comunitários: Uma Nova Proposta ao Bairro da Terra Firme, dentro da programação da oitava Semana Nacional de Museus, que acontece de 18 a 21 de maio, das 14 às 17 horas, no Auditório Paulo Cavalcante, no Campus de Pesquisa do Museu Goeldi.
O seminário tem como proposta discutir experiências de Museus de Belém do Pará voltados para o desenvolvimento local buscando a melhoria de qualidade das comunidades envolvidas, no caso do Museu Goeldi, a comunidade do Bairro da Terra Firme, onde se localiza o Campus de Pesquisa da instituição



Workshop Specify
Pesquisadores, professores e alunos participaram, nos dias 7 e 8 de fevereiro, do Workshop Specify, programa que gerencia coleções científicas. Uma das integrantes do grupo que criou o software, Theresa Miller, da University of Kansas - Estados Unidos, ministrou a oficina, que foi realizada no auditório Paulo Cavalcante, localizado no Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi – MPEG.
O evento, que reuniu integrantes de diversas instiuições brasileiras, foi organizado pelo Núcleo de Biogeoinformática - NBGI, do Programa de Pesquisa em Biodiversidade – PPBio Amazônia Oriental. Dentre várias instituições, estavam presentes: Universidade Federal de Rondônia – UNIR; Universidade Federal do Maranhão UFMA; Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT; Universidade do Estado de Mato-grosso – Unemat; Universidade Federal do Pará; Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA; e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA. As curadorias de botânica, zoologia e paleontologia do Museu Goeldi, também participaram do workshop.