Ações




Cobertura das ações realizadas pelos projetos parceiros do Museu Paraense Emílio Goeldi. 

 
- Escola da Biodiversidade da Amazônia na Escola Maria Flora

A Escola Municipal Maria Flora Guimarães da Silva, localizada no Rio Taiassui, município de Benevides foi a primeira a aderir à EBIO. A comunidade ribeirinha fica cerca de 30 quilômetros do centro de Belém. Para chegar à escola, inserida em meio a uma linda floresta de beira de rio, os estudantes e visitantes usam “rabetas” – pequenos barcos movidos a motor. O trajeto demora cerca de 30 minutos, dependendo das condições da maré. 
A visita da EBIO/ INCT Biodiversidade e Usos da Terra na Amazônia na Escola Maria Flora aconteceu em decorrência de um convite feito pela Secretária de Educação do município de Benevides, professora Elielza Silva Prata, que promove debates na escola relacionados ao meio ambiente. Além da professora Elielza, a equipe da EBIO foi recebida pela professora Arlete Cristina, responsável pela Escola Maria Flora. Na primeira atividade na escola de Benevides, a EBIO abordou a importância da conservação da biodiversidade. Os educadores instigaram as crianças a mostrar, descrever e conservar a biodiversidade no local em que vivem. Após as apresentações iniciais, alunos e educadores fizeram uma trilha ao redor da escola municipal, identificando elementos naturais e problemas ambientais.








- Domingo Solidário no Museu Goeldi

O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) também abraçou a causa solidária. Durante uma semana, a instituição recolhe donativos - água potável (garrafas a partir de um litro) e material de higiene pessoal - para vitímas das chuvas no Rio de Janeiro e populações das áreas de risco de Santa Catarina e minas gerais.
Além das doações os visitantes puderam mandar mensagens de apoio e solidariedade às vítimas da chuva tanto em vídeos como no mural que foi montado pelo Serviço de Educação (SEC) do Museu Goeldi. Houve ainda a programação do “Domingo é dia de ciência”, que abordou os problemas ambientais urbanos, com ênfase na questão do lixo e o macaco Ximbica também deu o seu recado realizando dinâmicas e contando histórias sobre a conservação do meio ambiente no Programa Natureza.